quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Vitreorana uranoscopa


      Olá, sou um anfíbio da Ordem Anura, pertencente à Família Centrolenidae, chamado Vitreorana uranoscopa.
      Popularmente sou conhecido como perereca de vidro, rã de vidro ou perereca transparente, nome atribuído a transparência que minha pele tem, deixando em evidencia meus órgãos internos.
     Sou um sapo pequeno porte, podendo medir de 2,3 cm (quando macho) a 2,7 cm (quando fêmea).
     Geralmente sou encontrado no leste ao sul do Brasil, principalmente ao longo da Mata Atlântica do Espirito santo ao sul do pais, e também posso ser encontrado na Argentina, ocorrendo até 1.200m de altitude.
     Minha dieta é principalmente a base de pequenos invertebrados.
     Possuo essa coloração esverdeada, o que me auxilia na camuflagem, abaixo bem o corpo na folhagem e fico imóvel esperando o perigo passar. A camuflagem é o meu método de defesa!
     Quando em período de reprodução, gosto de ficar próximo a corpos d'água, de preferencia as margens de  riachos com mais de 1m de largura, na vegetação (mata ciliar) que os cercam.
     Minha reprodução está diretamente associada aos corpos d’água de ambientes lóticos (riachos ou corpos d'água correntes)  e vocalizo durante o período noturno ou crepuscular para a fêmea sobre a vegetação baixa da mata. A postura dos ovos acontece principalmente em folhagens largas de arbustos que caem sobre os riachos. Quando os ovos eclodem os girinos "caem" das folhas para continuarem o processo de metamorfose, normalmente em parcelas de areia desses riachos.
     Minha vocalização se assemelha muito o som de uma colher que bate em um copo de cristal. É necessário muita atenção e um conhecimento bom para me ouvir em meio a mata e vocalização de outros animais.
     Não sou uma espécie ameaçada de extinção de acordo com os dados contidos na lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature), entretanto sou uma especie pouco abundante na mata e extremamente sensível a alterações no ambiente, principalmente na água. As principais ameaças são relacionadas à perda de habitat, o corte raso da vegetação, barragens, turismo e assentamentos humanos.

Ver mais em: http://br.herpeto.org/anfibios/anura/vitreorana-uranoscopa/ & http://www.iucnredlist.org/details/55035/0

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário