domingo, 15 de dezembro de 2013

Sciurus aestuans


Olá sou um roedor da família Sciuridae popularmente conhecido como serelepe ou caxinguelê, chamo-me Sciurus aestuans.

Sou uma especie arborícola, muito ágil, o que faz com que muitos me confundam com pequenos primatas.
Assim como os outros animais, os humanos tentam nos alimentar de forma errada, o que pode nos fazer mal. Sabemos que não é por mal, necessitamos de frutas e sementes mais duras para que possamos gastar nossos dentes.

Atualmente somos facilmente avistados em meio antrópico, devido nossa perda de habitat, mas por mais que sejamos bem adaptados, precisamos da natureza. Um problema decorrente nas cidades, alem da alimentação inadequada, são os animais domésticos que nos fazem de preza.


Sou um importante dispersor de sementes, pois assim como algumas aves, possuo o hábito de enterrar sementes, mas acabo esquecendo-as.


Vivo solitários ou aos pares, e possuo boa audição, o que facilita numa caça à insetos.
Peço que me ajudem a manter minha especie, pois tenho um papel importante no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário