domingo, 15 de dezembro de 2013

Sibynomorphus mikanii



       Olá, sou uma serpente da família dos colubrídeos, chamada Sibynomorphus mikanii.
       Sou bem comum no estado de São Paulo e muito bem adaptada a ambientes antrópicos. Popularmente sou conhecida como "Jararaquinha" mas em nada me assemelho a tal, algumas pessoas acabam matando membros da minha especie sem me conhecer, apenas por um erro cultural. Conhecem-me também por "dormideira", sou uma serpente muito calma e tranquila, vivo em meio a plantações, hortas e me alimento de lesmas.
       Aos homens, não causo mal algum, pois não possuo peçonha. Não sou uma cobra de porte muito grande também, chego em media a 40 cm apenas.
       Assim como todos os animais possuo meu papel no meio ambiente, e não menos importante que os demais.

Gostaria ao menos que os seres humanos, através da informação, possam entender minha importância no ecossistema, me conhecer e me preservar!


Mais informações sobre a espécie em: http://herpeto.org/sibynomorphus-mikanii/

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário