terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ardea alba



       Olá. sou uma ave da familia Ardeidae, chamada Ardea alba, conhecida popularmente como Garça branca ou Garça branca grande. Posso ser avistada em diferentes partes do nosso pais, em locais preservados ou ambientes antrópicos (ambientes que sofreram interferência humana).
       Sou uma ave bem tranquila, em vários lugares as pessoas me veem próxima a lagoas localizadas em pesqueiros ou parques, voando em seu entorno a procura de alimento. Nos pesqueiros tenho um maior contato com as pessoas, em alguns casos elas me alimentam só para que eu me aproxime. Minha tranquilidade é um fator facilitante para fotógrafos.
       Meço cerca de 90 centímetros e possuo o corpo todo branco, exceto quando suja...
       Alimento-me principalmente de peixes, mas posso também me alimentar de pequenos roedores, insetos e até anfíbios, mas por viver próximo a pessoas, em alguns casos, acabo consumindo o lixo gerado por eles. Uma artimanha que aprendi é usar pães para atrais peixes, só nos pesqueiros e parques, onde muitas vezes os humanos tentam nos alimentar de maneira errada!
       Na época de reprodução nós apresentamos algumas penas chamadas egretas, que por alguns anos eram utilizadas como adornos o que levou a caça de muitas de nós.
       Construímos ninhos com gravetos, em alguns casos, próximo a outras aves marinhas.
       Podemos viver em grupos ou solitárias, e migramos localmente ou não de acordo com a nossa necessidade.

     Gostaria que os humanos, caso queiram nos alimenta, que façam da maneira correta, e que nos ajudem a preservar nossa especie, evitando destruir nossos habitats!

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário