terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Philodryas olfersii



     Olá, sou uma serpente da família Dipsadidae, conhecida como Cobra-cipó ou cobra verde, chamada Philodryas olfersii.
     Posso ser encontrada em diferentes partes da America do Sul, desde ambientes preservados, até ambientes antrópicos.
     Sou uma serpente de porte mediano, podendo chegar à 1,50 m. As fêmeas de minha especie costumam ser maiores que os machos. Sou ovípara e coloco de 7 a oito ovos.
     Possuo hábitos diurnos, sou arborícolas e terrestres, podendo ser encontrada em ambos os locais.
Alimento-me de roedores, aves, répteis e até anfíbios, utilizando envenenamento e constrição.
     Hoje, em alguns ambientes já antrópicos, acabo disputando alimento com alguns répteis, o que me desfavorece quando comparado a força, sendo registrados muitos óbitos causados por eles.
     Sou muito ágil, fugindo quando necessário, todavia, sob stress posso ser agressiva, mordendo quem seja que esteja causando-me o stress.
     Por algum tempo fiz parte da família dos colubrídeos, porém, foi-se descoberto vários acidentes causados pelo manejo ou contato indevido, levando-me a inoculação de peçonha, e diante disso passei a fazer parte de outra família.
     Meu veneno não causa mal à um adulto, causando inchaço, dor, e hemorragia local, mas adivirto quanto aos cuidados que as crianças devem ter.
     Os homens foram tomando nossos habitats, meu e de outras espécies, e por conta disso, somada a falta de informações, foram atribuindo a nós as coisas ruins, esquecendo-se do mal que muitas vezes nos causam.
     Peço que lembrem que assim como os outros animais, tenho um papel muito importante no meio ambiente, e na maioria das vezes causo mais o bem, que o mal.


Mais informações sobre a espécie em: http://herpeto.org/philodryas-olfersii/

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário