quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Megascops choliba



     Olá, sou uma ave da família Strigidae, conhecida como corujinha do mato, chamada Megascops choliba. Tenho hábitos estritamente noturnos, diferente de muitas aves conhecidas, e por este detalhe sofro muito com a ignorância de algumas pessoas.
     Algumas pessoas acreditam que eu seja  um animal amaldiçoado pelo simples fato de viver e ter hábitos ligados a noite. Já soube que associavam meu canto e minha presença à morte, pura tolice e ignorância, atitudes que infelizmente nos levam a sofrer maus tratos e outras coisas que prefiro nem comentar.
     Já ao anoitecer costumo sair em busca de alimento, onde grande parte são artrópodes, principalmente insetos e aracnídeos. Posso alimentar-me também de pequenos roedores e anfíbios.
     Costumo habitar diferentes ambientes, desde o mais preservado até ambientes antrópicos, o que remete as crendices sem sentido, levando os humanos a esquecerem nosso fundamental papel no meio ambiente e a grande ajuda que damos com o controle de animais que dizem ser "pragas urbanas".
     Meço cerca de 20 centímetros, meu bater de asas é bem silencioso e minha visão e adição são muito bons, fazendo com que eu seja um ótimo predador noturno.
     Vivo em ocos de árvore, buracos em solo, em cupinzeiro e até forros de casas abandonadas. Os machos  e fêmeas de minha especie cantam bastante em época reprodutiva e cortejamos as fêmeas escolhendo um bom ninho para os futuros filhotes.
     Ouvi também que meu canto se assemelha ao de um anfíbio  conhecido como sapo cururu, chamado Rhinela icterica, mas gostaria de saber, assemelha-se mesmo?
     Gostaria de pedir para os humanos buscarem mais conhecimento sobre a fauna local, afim de evitar pré-conceitos errados. Peço também que ajudem-nos a mantem nossa especie, garanto que ajudaremos muito mais que imaginam.
 
Quer saber mais sobre o sapo cururu (Rhinela icterica)? Mais informações sobre a especie em: http://herpeto.org/rhinella-icterica/

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário