domingo, 12 de janeiro de 2014

Fluvicola nengeta



     Olá sou uma ave da família Tyrannidae, popularmente conhecida como Lavadeira mascarada, noivinha, viuvinha ou até mesmo maria-branca, cada nome em uma região diferente e me chamo Fluvicola nengeta.
     Meço cerca de 16 cm, e possuo uma coloração bem característica, o que facilita muito minha identificação. Entre indivíduos de sexo diferente na minha especie, o que difere é uma coloração mais avermelhada nas costas do macho.
     Minha alimentação é basicamente insetivora, ou seja, a base de insetos, mas posso alimentar-me de outros tipos de pequenos artrópodes que capturo próximos a rios, lagos, ou açudes. Com o avanço das cidades, posso me adaptar me alimentando nos gramados, ou nos parques.
     Poço ser encontrada em pequenos grupos ou em casais. Faço meu ninho em arvores, com um amontoado de gravetos.
     Sou bastante encontrada ao chão, ou próximo ao solo, frequentemente buscando alimento, e sempre durante o dia.
     Minha distribuição geográfica é bem peculiar, algumas pessoas atribuem isso ás alterações do ambiente, criando algumas explicações para esse ocorrido. Hoje posso ser encontrada em diferentes regiões do Brasil.
     A minha situação quanto á extinção é pouco preocupante no atual momento, mas venho pedir que mesmo assim continuem preservando minha especie. Minha importância ao meio ambiente e á vocês é muito relevante, assim como os outros animais.

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário