terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Argiope argentata


     Olá, sou um aracnídeo da família Argiopidae, chamada Argiope argentata.
     Assim como muitas ordens de animas, nossa especie possui fêmeas maiores que os machos, e medimos de 3 a 5 cm.
     Acontece algo bem peculiar entre os membros da nossa especie, as fêmeas, após a copula, matam e comem os machos.
     Possuímos a peçonha, mas assim como em muitas especies, esse veneno não causa mal aos seres humanos (a não ser que possua algum tipo de alergia).
     Somos muito encontradas em áreas abertas ou jardim.
     Construímos teias bem organizadas, e com uma "configuração" em zig-zag, que chama muita a atenção e desperta varias hipóteses entre os seres humanos para explica-la. Dentre as mais importantes destacam-se as seguintes hipóteses, uma delas é que esta estrutura em "x" sirva para camuflagem, em que ficamos posicionadas de tal forma que confunda nossas patas com essa estrutura e evite predadores, a outra e que funcione como sinalizadores, evitando que pássaros as quebrem em voo, e por fim, é que esta estrutura reflita os raios UV's, atraindo insetos para nossa captura. Esta estrutura em outras especies possuem outras formas.
      Pedimos que os humanos ajude-nos na preservação de nossa especie, e garanto que a nossa alimentação, de diferentes insetos, os ajudem muito.


Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)

2 comentários:

  1. Show!!! esses esquemas na teia são lindos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe estar respondendo apenas agora! Realmente são demais! Já visualizei vários tipos e formas de estruturas diferentes nas teias! Abraços!

      Excluir