terça-feira, 4 de março de 2014

Oxyrhopus guibei



     Olá Sou uma serpente da família Dipsadidae popularmente conhecida por coral-falsa, chamada Oxyrhopus guibei.
     Possuo dentição Opistóglifa (tipo de dentição característica de serpentes peçonhentas como as corais, esse tipo de dentição possui a presa inoculadora de peçonha localizada na parte posterior do maxilar superior da serpente), entretanto sou considerada uma serpente não venenosa, por não possuir peçonha nas Glândulas que se localizam acima da dentição inoculadora. Estudos mais detalhados (ver: Serapicos, E. O. de; Merusse, J. L. B. 2006) dos tecidos glandulares mostraram que estas glândulas não possuem  nenhum tipo de substancias toxicas.
    Mesmo com esse diferencial é importante manter cuidados ao manejar indivíduos da minha espécie assim como qualquer animal silvestre, mas podem se acalmar pois não causa problemas graves aos humanos.
     Meço cerca de um metro quando adulto e sou comum no sudeste do país sendo bem comum no interior do estado de São Paulo.
     Sou terrícola e tenho hábitos noturno. Costumo habitar áreas abertas onde busco alimento.
     Alimento-me de pequenos roedores, pequenos répteis e até filhotes de aves, que abato por constrição.
    Muitas pessoas me confundem com as espécies de corais verdadeiras pelo padrão da coloração das minhas escamas.
     O mecanismo que apresento para possuir esse padrão semelhante aos das corais verdadeira é chamado pelos seres humanos de mimetismo, que consiste em apresentar características semelhantes a outros indivíduos, a fim de por exemplo, afugentar uma predador que venha a oferecer algum perigo. Muitas pessoas acabam matando indivíduos da minha especie por causa dessa semelhança e esquecem do papel que desempenho no meio ambiente.
    Quero que estas informações que foram passadas a vocês, sirvam de agora em diante para a preservação não só dos indivíduos da minha especie mas também do ambiente em que vivo!

Mais informações sobre a especie em: http://herpeto.org/oxyrhopus-guibei/
   
Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)

3 comentários:

  1. Segundo o Biologo Henrique, existem casos recentes de acidentes sérios com a Oxyrhopus Guibei, portanto ela possui peçonha sim, porém dentição opistóglifa.

    ResponderExcluir