domingo, 16 de março de 2014

Phalacrocorax brasilianus


     Olá, sou uma ave da família Phalacrocoracidae chamada Phalacrocorax brasilianus conhecido popularmente por biguá, biguá-una, mergulhão ou imbiuá.
    Sou uma ave aquática e mergulho em busca de peixes para me alimentar. Posso passar um bom tempo debaixo da água buscando meu alimento!
     Posso medir até 78 centímetros e pesar até 1.4 Kg, com envergadura de asa medindo até 104 centímetros.
     Na época de reprodução minhas penas são brancas beirando a garganta, e os juvenis de minha especies costumam ser de cor marrom-escura ou cor de fuligem. O casal depois do cortejo do macho constroem o ninho, o macho escolhe o lugar e busca o material, enquanto a fêmea o monta! A fêmea coloca de tês a quatro ovos!
     Alimento-me de peixes, crustáceos e até anfíbios. Mergulho para captura-los e minhas patas e bico tem função importante na hora de caça-los. Sou uma ótima ave mergulhadora também!
     Posso viver em diferentes ecossistemas, desde que sejam aquáticos, só evito me aventurar mar a dentro, podendo no mais, nidificar (Construir ninhos) em ilhas próximas a praias.
     Não possuo a glândula uropigial como algumas outras aves aquáticas, o que acarreta um encharcamento de minhas penas, o que me leva a seca-las próximo às margens abrindo as asas ao sol!
     Quando voamos ficamos bem semelhantes a patos, e muitas pessoas acabam por nos confundir. Em algumas vezes também voamos em grupos com formação semelhante a um "V", mas quando fora da época reprodutiva vivemos mais solitários.
     Podemos viver até 12 anos em vida livre!
     Aproveito para pedir que com estas informações possam ajudar minha especies a se preservar! Somos importantes aos ecossistemas assim como muitos animais. Auxiliamos bastante os ecossistemas aquáticos  e dependemos muito da preservação deles.
     

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado Rodrigo! Continue acompanhando que novos textos e fotos surgirão por aqui! Abraços.

      Excluir
    2. Muito obrigado Rodrigo! Continue acompanhando que novos textos e fotos surgirão por aqui! Abraços.

      Excluir