sábado, 31 de maio de 2014

Dendrocygna viduata




     Olá, sou uma ave da família Anatidae, conhecida como Irerê ou Marrecão (Rio Grande do Sul), chamada de Dendrocygna viduata.
     Sou uma ave maioritariamente aquática (Ansriforme), facilmente encontrada em toda minha distribuição geográfica, sendo possível me encontrar desde a Argentina até a America central. No brasil sou encontrada em quase todos os estados. Curiosamente sou encontrada também na Africa Ocidental.
     Sou encontrada  facilmente em corpos d'água de parques, e até em alguns lagos poluídos.
     Não é raro ver grandes grupos/bandos de nossa especie sobrevoando grandes cidades quando migramos para o sul do país em migrações sazonais.
     Encontro-me em maior atividade próximo ao anoitecer e durante a noite.
     Alimento-me basicamente de plantas aquáticas submersas ou próximas ás margens dos lagos, mas também me alimento de invertebrados aquáticos, pequenos peixes e até girinos.
     Meu ninho é construído no chão, as fêmeas da minha especie podem colocar de 08 a 14 ovos. Tanto as fêmeas quanto os machos podem chocar os ovos e ambos ajudam no cuidado dos filhotes.
     As características da nossa especies são bem marcantes, facilitando na identificação. Algumas características são, por exemplo, a "mascara" que possuímos na face, e nosso canto que é bem peculiar.
    Espero que estas informações possam contribuir para que nossa especie continue distante da extinção, e para que deixem de poluir os corpos d'água onde buscamos alimento.

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário