sexta-feira, 25 de julho de 2014

Hypsiboas albopunctatus


     Olá, Sou um anfíbio da Ordem Anura, pertencente a Família Hylidae chamado Hypsiboas albopunctatus.
     Popularmente sou conhecido como Perereca cabrinha, nome atribuído a semelhança que minha vocalização tem ao de uma cabra.
     Sou uma perereca de médio porte, podendo medir entre 3 e 5 centímetros. Possuo uma coloração que vai do amarelo ao marrom, passando por um avermelhado.
    Geralmente sou encontrado próximo a corpos d'água (lagoas, riachos ou poças permanentes), podendo ser encontrado empoleirado na vegetação das matas que ficam próximas aos corpos d'água. Posso vocalizar também próximo ao solo.
     Minha dieta é basicamente a base de insetos (insetivora), me alimentando de varias Ordens de insetos que estão no ecossistema em que vivo.
     Minha reprodução esta diretamente associada aos corpos d'água, onde há bastante vegetação, lá posso vocalizar tranquilamente atraindo as fêmeas para a reprodução. A postura de ovos acontece nos corpos d'água, onde os girinos poderão se desenvolver.
     Tenho ampla distribuição geográfica, mas tipicamente sou encontrado em áreas de serrado. Sou facilmente encontrado entretanto vivo em um dos biomas mais ameaçados do Brasil. Aproveito para alertar sobre esse perigo, ajudando-me a manter minha especie segura.

     Mais informações sobre a especie em:http://herpeto.org/hypsiboas-albopunctatus/

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário