terça-feira, 12 de agosto de 2014

Asio clamator


     Olá, sou uma ave da Família Strigidae chamada Asio clamator.
     Popularmente sou conhecida como Coruja-orelhuda ou também Coruja-gato e em alguns locais até como Mocho-orelhudo, nomes dados por conta das "orelhas" proeminentes que possuo.
     Sou uma coruja de tamanho médio, podendo medir entre 30 e 38 cm com envergadura de asa de até 30 cm.
     Minha alimentação é bastante variada, alimento-me de roedores pequenos e grandes, de anfíbios, répteis, pequenos morcegos e até filhotes de galináceos.
     Meu período reprodutivo é de Junho a Setembro. Construo meus ninhos no chão ou em ocos de árvores, onde colocarei de 2 a 4 ovos que ficaram sob cuidado da fêmea durante mais ou menos 33 dias, sendo alimentada por um macho da minha especie. Fato interessante é que entre o 37° dia e o 46° dia de vida os filhotes já aprendem e são capazes de voar e com 130-140 dias os juvenis já saem do território dos adultos.
     Tenho hábito crepuscular e noturno, ou seja, ao entardecer e principalmente durante a noite. Sou comum em áreas abertas e campos com árvores, no cerrado e até na caatinga, mas também posso ser encontrada em algumas áreas urbanas.
     Tenho ampla distribuição geográfica, sendo encontrada por todo o Brasil. A minha distribuição vai por vários países da America do Sul também, como Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
     Diferente do que as pessoas imaginam, as Corujas, de todas as especies, não tem ligação alguma com a morte, ou qualquer superstição. Se estou próximo a residencias é por conta da oferta de alimento, ou por que estou dentro da minha área de vida. Aproveito para deixar estas informações para que os humanos possam conhecer um pouco mais da minha especie, e assim auxiliarem na preservação.
      Temos um papel importantíssimo no meio ambiente em que vivemos, o controle biológico que fazemos é fundamental para o equilíbrio do ecossistema. Estamos ajudando vocês!!

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário