domingo, 24 de agosto de 2014

Cephalocoema sp

    
     Olá, sou um artrópode da classe dos Insetos, pertencente a ordem dos Orthopteros, da família Proscopiidae e mais conhecido como taquarinha, mané-magro ou em alguns lugares, até como bicho-pau (falso bicho pau). Sou do gênero Cephalocoema sp.
      Fato interessante é que os bicho-pau verdadeiros fazem parte de outra ordem de insetos totalmente distinta a minha, conhecida como Phasmatodea. 
     Sou famoso pela forma com que me camuflo no meio ambiente. Minha coloração e forma física se assemelham muito a um graveto ou galho de uma árvore. Movimento-me lentamente e pausadamente parecendo um galho em movimento, para que os predadores não me percebam.
     Sou herbívoro, não causando mal algum aos humanos, bem diferente do que alguns podem imaginar.
     Vocês podem até pensar que sou muito raro, mas apenas sou ótimo em camuflagem, porem os bons observadores podem me encontrar em meio aos galhos.
     Existem outros "bicho-pau" maiores, pertencente a especies diferentes e modesta a parte somos magníficos.

     Em alguns lugares, os indivíduos da mesma família da qual pertenço , são considerados pragas nas plantações de eucalipto. O eucalipto é uma planta nativa da Austrália, exótica no Brasil.  
     O efeito de pesticidas e agrotóxicos lançados pelos humanos no meio ambiente são as coisas que mais me fazem mal, e mesmo diante dos problemas que acabamos causando em algumas plantações, estas informações podem ajudar vocês a nos conhecerem melhor!

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário