sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Euphactus sexcinctus

   
     Olá sou um mamífero da Ordem Xenarthra, sendo agrupados na infraordem Cingulata, chamado Euphactus sexcinctus.
      Sou conhecido popularmente como Tatu-peba, tatupeba, tatu de 6 cintas ou tatu-peludo.
     Meço entre 40 e 95 cm, da cabeça ao final do corpo e minha cauda mede entre 12 e 24 cm. posso pesar até 6,5 kg.
     A media da area de vida que necessito é de aproximadamente 93 hectares, onde farei varias tocas, cavadas a uma profundidade de aproximadamente 2 m. 
     Vivo em ambientes mais áridos no Brasil, ou até bordas de mata, mas sou encontrado principalmente no cerrado.
     Minha dieta consiste basicamente de insetos e brotos de plantas. Em plantações posso gerar um impacto por conta da alimentação de brotos do milho, fato este que leva a caça de indivíduos da minha especie.
      Outro fato que acontece, são os acidentes que os cavalos sofrem ao andar e pastar em campos dentro da minha área de vida, ocasionando fraturas nas patas ao pisarem e caírem com elas nos buracos. 
      Tenho hábitos solitários estando com outro individuo apenas na época reprodutiva.
     A área de ocorrência da minha especie é bem ampla, sou encontrado em vários estados brasileiros inclusive na Amazônia e principalmente em ambientes áridos, também sou encontrado em outros países, como por exemplo Suriname e Argentina.
     Vamos para as curiosidades da minha especie: 
    Sou parente das preguiças e dos tamanduás. A segunda garra das minhas patas dianteiras são maiores que as demais. Exalo um odor bastante característico que serve para demarcação de território.  Sempre defeco do lado de fora da minha toca. É comum encontra-me forrageando o solo em busca de insetos. Tenho uma péssima visão mas possuo um excelente olfato. Nossa especie atinge a idade adulta por volta dos 09 meses de vida. A gestação das fêmeas duram de 60 a 65 dias. Minha coloração predominante é o laranja e o marrom. A maioria dos indivíduos da minha especie possuem uma grande quantidade de pelos bem espessos que servem de proteção, alem claro de outras características corpóreas, como minha estrutura óssea. Há relatos de indivíduos que chegaram a 18 anos de vida, esses números são alcançados por Tatus que vivem em cativeiro.
     Espero que estas informações auxiliem vocês a ajudarem na preservação da minha especie. Espero também que tenham aprendido mais sobre os Tatus-peba.

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V. F.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário