sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Dasypus novemcinctus



     Olá, sou um mamífero da família Dasipodidae, pertencente a ordem Xenarthra, chamado Dasypus novemcinctus.
     Popularmente sou conhecido como tatu de nove bandas ou tatu galinha, que se deu por conta da semelhança existente entre o gosto e sabor que a minha carne tem ao da carne de galinha.
     Possuo de 8 a 11 bandas (o que parece cintas) nas costas, normalmente possuo 9 destas bandas.      Meço de 39 a 57 cm e minha cauda tem de 29 a 45 cm. Posso pesar de 3,2 a 4,1 Kg. As características mais marcantes na minha espécie são minhas orelhas, elas são grandes e pontudas.
     Habito diferentes tipos de habitat, como cerrados, Mata Atlântica e áreas agrícolas, e destas sou mais comum em áreas quentes e úmidas, com alguma cobertura florestal.
     Assim como o meu “primo” o tatu peba (Euphractus sexcinctus) Possuo uma visão ruim, me levando a usar olfato para localizar alimentos. Somos ótimos nadadores podendo inclusive entrar na água para se alimentar de invertebrados.
     Podemos ser ativos de dia e de noite, e nossos territórios variam de 3,4 a 15 hectares e podemos dividir tocas com outros indivíduos da nossa espécie. Nossas tocas possuem de 17 a 20 cm de diâmetro nas suas múltiplas entradas, além de serem frequentemente usadas por outras espécies.
     Em regiões em que ocorrem alagamentos, construímos nossas tocas acima do solo para evitar afogamentos.
     Utilizam glândulas que secretam um forte cheiro para marcação de território e para defesa, afugentando predadores.
     Sabe-se que muitos problemas podem acontecer com a ingestão indevida da minha carne, como o contagio a partir de bactérias e outros patógenos que podem ser encontrados tanto em vida quanto no momento da ingestão. Mesmo diante disto e do conhecimento que se tem a respeito, a caça ainda é a maior ameaça para minha espécie.
     Peço que com estas informações obtidas nesse texto, você possam ajudar a preservar minha espécie.
Foto: Rodrigo Tinoco
Texto: Victor Fávaro Augsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário