quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Hypsiboas faber


     Olá, sou um anfíbio da Ordem Anura, pertencente à Família Hylidae chamado Hypsiboas faber.
     Popularmente sou conhecido como sapo-martelo ou sapo-ferreiro, nome atribuído devido à semelhança que a minha vocalização tem ao som de marteladas.
     Sou um sapo de grande porte, podendo medir de 8,5 a 9,5cm (quando macho), e 9,0 a 10,0cm (quando fêmea).
     Geralmente sou encontrado no nordeste ao sul do Brasil, principalmente ao longo da Mata Atlântica, e também posso ser encontrado na Argentina e no Paraguai.
     Minha dieta é principalmente a base de pequenos invertebrados, embora também possa me alimentar de pequenos anfíbios.
     Quando em período de reprodução gosto de ficar em lagoas, açudes e na vegetação que os cercam, fora desse período reprodutivo adoro ficar sobre as árvores.
     Minha reprodução está diretamente associada aos corpos d’água e vocalizo para a fêmea em meio à vegetação ao redor. Fato muito interessante é postura de ovos acontece em ninhos construídos pelos machos de nossa espécie, que vocalizam para atrair uma fêmea. Quando atraída pela vocalização, elas inspecionam o ninho que caso não esteja construído segundo exigência da fêmea ela desiste e vai à procura de outro macho. Após postura dos ovos e desenvolvimento dos girinos, eles irão alimentando-se de matéria em suspensão; que são os organismos fitoplanctônicos [organismos vegetais em suspensão nos corpos d’água]; assim como detritos e organismos em decomposição.
     Não sou uma espécie ameaçada de extinção de acordo com os dados contidos na lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature), porém as maiores ameaças no entanto são: a agricultura, a pecuária, queimadas e desmatamento.
     Espero que tenham gostado destas informações e conto com vocês para manter a minha espécie.

Mais informações em: http://herpeto.org/hypsiboas-faber/ e http://www.iucnredlist.org/details/55479/0

Foto: Victor Fávaro Augusto
Texto: Gabriel Barbosa Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário