quarta-feira, 20 de maio de 2015

Deinopis sp


     Olá, sou um aracnídeo da família Deinopidae do gênero Deinopis sp.
     Somos encontradas em vários lugares do mundo, como em toda America do Sul e até Africa.
     Assim como varias outras aranhas, possuímos peçonha, entretanto, sem que ofereça perigo aos seres humanos. Assim, também como em outras especies, os machos do nosso gênero são menores que as fêmeas.
     Podemos ser encontradas em vários locais da mata, geralmente em seu interior e próximo ao solo e a serra pilheira, onde buscamos nosso alimento. Esse alimento é composto pelos insetos que vivem sobre o solo e na serra pilheira, como grilos, besouros, baratas, e até outros aracnídeos.
     O mais interessante sobre as especies do nosso gênero é a forma como conseguimos o alimento. Diferente das outras especies comuns de aranhas que constroem teias estáticas a espera de insetos que eventualmente fiquem presos, nós construímos uma especie de teia que se assemelha a tarrafas. Ficamos suspensa por poucas teias, aguardando que algum inseto passe por debaixo ou próximo suficiente para que possamos projetar essa teia sobre o inseto, prendendo-o com a teia que montamos nas patas. Em um golpe rápido prendemos o inseto forte o suficiente para que não fuja e após isso poderemos nos alimentar.
     Outra característica peculiar e curiosa conhecida sobre nós é que pelo fato de sermos aranhas de habito noturnos, temos olhos grandes, e fotos aproximadas mostraram um olhar bastante expressivo, que para alguns geram medo.
     Espero que tenham gostado dessas informações sobre nós e que esse novo conhecimento possa contribuir para a conservação da nossa especie.

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto (AUGUSTO, V.F.)
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário