sábado, 13 de junho de 2015

Eudocimus ruber


     Olá, sou uma ave da família Threskiornithidae chamado Eudocimus ruber.
     Popularmente sou conhecido com Guará-vermelho, mas podem me conhecer por guará-piranga ou mesmo íbis-escarlate.
     Nos possuímos cerca de 60 cm, possuímos um bico fino e longo com uma curvatura para baixo, que nos ajuda em muito na alimentação. Nos alimentamos principalmente dos caranguejos conhecidos como "chama-maré", esse caranguejo por sua vez possui um pigmento que ao nos alimentarmos dele, adquirimos essa cor tão característica em nossa plumagem. Em cativeiro, muitas vezes não nos alimentamos desse caranguejo e perdemos parcialmente a coloração, ficando em um tom cor de rosa mais fraco.
     Diferente de muitas aves, os machos e as fêmeas da nossa especie não possuem características por exemplo de coloração para diferenciação. Nos reproduzimos junto com outras aves da nossa especie, em colonias, e então construímos nossos ninhos nas vegetações que ficam na beira dos mangues.
     Nós buscamos alimentos em pequenos grupos ou até mesmo sozinhos durante a maré baixa, nos mangues e lamaçais litorâneos, mas repousamos nas vegetações dos mangues, bem mais escondidos. É comum sermos vistos migrando no final da tarde para os lugares onde vamos passar a noite, voando em grupos e em fila.
     Somos encontrados em vários locais da costa brasileira, onde também, os indígenas atribuíram aos nomes da região nosso nome (ex: Guaratuba-Paraná; Guaratiba-Rio de Janeiro).
     Posso falar com segurança que somos uma das aves mais bonitas do brasil. (O autor também concorda).
     Espero que tenham gostado das informações sobre minha especie e espero que ajude a preservar nosso ecossistema e principalmente a nós.

Foto e texto: Victor Fávaro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário