Olá, sou um mamífero pertencente a ordem Perissodactyla da família Tapiridae, chamado Tapirus terrestris. Popularmente sou conhecida como "Anta" ou Tapir.
Sou considerado o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo pesar mais que 200kg e ter mais de 2m de comprimento. Sou encontrado em vários biomas, sendo eles, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e até o Pantanal. E sabiam que posso ser encontrado em outros países também? Como Colômbia, partes da Venezuela e até Paraguai.
A gestação da minha especie varia entre 390 e 400 dias, tendo entre um ou dois filhotes no máximo.
Posso me alimentar utilizando uma especie de "tromba", como os elefantes, e como muitos frutos e folhas, sendo extremamente importante para o meio ambienta por conta da minha dieta, auxiliando demais na dispersão de sementes que tem sua germinação após a passagem por meu trato digestivo, ajudando muito o meio ambiente.
Geralmente somos encontrados em ambientes mais úmidos, próximos a lagos ou outros corpos d'água, em pequenos grupos ou apenas indivíduos. Geralmente os machos da minha especie andam só, e as fêmeas em grupo, com jovens e filhotes, podendo brigar com qualquer animal que ofereça perigo a seus filhotes.
Vamos para algumas curiosidades?
Existe uma lenda de que, quando o mundo foi "feito", o criador nos fez com partes emprestadas de outros animais, que por isso, nossas patas, casco focinho, e corpo tem semelhança a outros animais.
Somos animais muito calmos e inteligentes, muito diferente do que as pessoas imaginam!!!
Infelizmente nosso nome popular, anta, é utilizado de forma pejorativa a fim de ofender as pessoas, mas agora que vocês nos conhecem, pode ser um elogio ser chamado de "anta" né?
Foto e texto: Victor Fávaro Augusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário