domingo, 17 de janeiro de 2016

Odonatas


Odonatas.
     É quase certo que todos conhecem ou já ouviram falar em libélulas, mas vocês sabem o que são Odonatas?
     Odonata é o nome que usamos para denominar uma ordem de insetos, cujo termo vem do grego (odoûs, ontos = “dentes”; gnathos = “mandíbula”).
     Os insetos pertencentes a essa ordem são popularmente conhecidos como libélula, lava-bunda, lavadeira, cavalo-de-judeu, zig-zag e jacinta, entre outros. São insetos que possuem 2 pares de asas membranosas, transparentes, estreitas, ricas em nervuras, cabeça bem destacada dotados de peças mastigadoras, maxilas e mandíbulas e são também denteadas.
     As libélulas voam com certa habilidade de parar no ar e podem ser encontradas junto a ribeirões e fontes de água, onde desovam e se desenvolvem suas náiades (ninfas aquáticas; forma jovem de inseto que antecede o estágio de inseto adulto).
     Essa ordem possui importância ecológica, pois as náiades são altamente predadoras de larvas de peixes, girinos, larvas de outros insetos, além de servirem de alimento para certas espécies de peixes.
     Apresentam grande importância no controle biológico de doenças predando espécies de mosquitos transmissores.
     Possuem também importância econômica por servirem de presa para diversas espécies de peixes, sendo muito utilizadas como isca de pesca. Além disso, muitas espécies são indicadoras de qualidade ambiental, porém elas acabam causando prejuízo econômico, devido sua capacidade de predar uma alta quantidade de larvas de peixes e interferindo no trabalho de psicultores.
     Espero que tenham gostado!
Texto: Gabriel Barbosa Costa.
Foto: Victor Fávaro Augusto.

Um comentário: