quarta-feira, 27 de abril de 2016



Quem nunca viu ou ja quis ver uma joaninha?
     Vocês sabiam que elas fazem parte da ordem com maior diversidades de especies do mundo.
     Coleoptera! Este é nome da ondem que as joaninhas, os besouros, os vaga-lumes e outros insetos pertencem.
     Para se ter ideia, existem aproxiamdamente 350.000 especies no mundo, das quais, cerca de 30.000 existem no Brasil.... Não é impressionante?
     O termo Coleóptero vem do grego (koleos= "estojo"; ptéron= "asa") esse nome se deu por "esconderem" suas asa membranosas sob uma outra asa rigida conhecida como elítros, como se estivesse guardando suas asas em um estojo.
     No momento do voo estes insetos levantam a asa rigida e a mantém estatica, desdobrando então, sua asa membranosa.
     Este numeroso grupo de animais possuem uma incrivel variedade morfologica, são diferentes tamanhos, formas e cores.
     Possuem aparelho bucal mastigador, alimentando-se de quase qualquer tipo materia organica existente, estes animais liberam uma enzima sobre o alimento, ingerindo-o pré digerido.
     No ponto de vista ecologico, os coleópteros tem um papel importantíssimo, fazem parte de varias cadeias troficas, servindo de alimento para vários outros animais.
     Por essas e outras caracteristicas que os coleopteros tiveram tanto sucesso evolutivo e hoje podem ser encontrados em quase qualquer lugar do mundo, em diferentes ecossistemas.
     Um fato interessante é sua importancia para a agricultura. Por existirem especies predadoras, controlam as pragas existentes nas plantações e mesmo as especies que se alimentam de folhas não são prejudiciais para as plantações.

Texto e fotos: Victor Fávaro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário